Temos, porém, a promessa de que ele estará conosco em todos os momentos (Mateus 28.20 - “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”) e de que, com ele, iremos vencer (Romanos 8.37 - “Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”).
Na lição de hoje, antes de abordarmos os inimigos da fé a serem vencidos, iremos tratar sobre a vida abundante que temos em Jesus. Afinal de contas, se fomos transferidos do Império das Trevas para o Reino da Luz (Colossenses 1.13 - “Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado”), apesar dos inimigos que ganhamos, nossa qualidade de vida melhorou.
Texto-base: João 10.10 A Bíblia diz, em João 10.10: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham abundantemente”. Esse texto estabelece um grande contraste entre os propósitos do Diabo e os de Jesus. Enquanto o Diabo se dedica a obras de morte, Jesus atua na promoção da vida. Assim, enquanto estávamos nas trevas, experimentávamos a morte.
Todavia, quando, através de Cristo, passamos para a luz, começamos a ter vida abundante.
1. EM SUA OPINIÃO, O QUE QUER DIZER VIDA ABUNDANTE? No texto grego, a palavra correspondente a “vida” é “zoe” que, dentre outros significados, se refere ao tipo de vida que Deus e aqueles que estão com ele têm. Essa era a vida que Adão e Eva tinham antes de cair.
Antes da queda, o homem e sua mulher tinham plena comunhão com Deus, um com o outro e com o restante da criação. Suas vidas eram cheias de propósito e significado. Desenvolvimento Viviam em um jardim com “todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento” (Gênesis 2.9).
Desfrutavam diariamente da presença do Senhor. Experimentavam um relacionamento de companheirismo, harmonia e segurança um com o outro. Trabalhavam no cuidado e cultivo do jardim sem, contudo, grande desgaste e estresse.
Com o pecado, entretanto, eles perderam essa condição. Conforme a palavra de Deus (Gênesis 2.17), morreram. Foram expulsos do jardim (Gênesis 3.23). Esconderam-se da presença do Senhor (Gênesis 3.8). Acusaram um ao outro pelo ocorrido, ao invés de assumirem a responsabilidade (Gênesis 3.12).
Passaram a ter que trabalhar com sofrimento e muito suor (Gênesis 3.17-19). A vida de Deus foi o que o Diabo veio roubar. A vida de Deus foi o que Jesus veio devolver. E com abundância. A palavra grega correspondente a “abundante” tem como significado “excedendo o número ou tamanho usual”, “extraordinário”, “digno de nota”.
A vida que Jesus dá é fora do padrão. Ele nos enche de propósito e significado. Ele nos conduz novamente à presença de Deus (Hebreus 10.19- 22). Ele restaura relacionamentos quebrados. Ele alivia a carga pesada (Mateus 11.28-30).
Nenhum comentário:
Postar um comentário